segunda-feira, 18 de novembro de 2024

ASSINE A PETIÇÃO EM DEFESA DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM JUAZEIRO E PETROLINA

 

MOÇÃO DE REPÚDIO À BURLA DO FERIADO DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: CONVOCAÇÃO PARA BOICOTE


Ou acesse https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR145004

20 de Novembro se tornou feriado nacional. DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. Considerando que o nosso país é uma NAÇÃO DE MAIORIA NEGRA, foi uma luta muito longa para que esta data alcançasse o devido reconhecimento. Contudo, a despeito do feriado nacional, haverá tentativa de burla no comércio de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

A Frente Negra do Velho Chico e o Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial do Município de Juazeiro convocam a população negra e toda pessoa com uma mínima postura antirracista a BOICOTAR esta manobra de burla, recusando-se a comprar. Quando é no bolso, as coisas se fazem entender melhor.

As representações do comércio local estão comprometidas com o antirracismo ou com o racismo? Em vez de promover igualdade salarial e de oportunidades entre funcionários negros e não negros, em vez de adotarem políticas de diversidade e representatividade em sua publicidade, em vez de investir em formação antirracista de suas equipes, temos um movimento no sentido de esvaziar este dia.

No 20 de Novembro há muito se celebra a luta secular do Quilombo de Palmares, de Dandara, de Zumbi e do povo negro que ao longo dos séculos resistiram ao colonialismo e ao racismo, mantendo viva a chama da nossa grandeza, apesar dos empenhos de desumanização e invisibilidade.

Escolas e universidades, bancos, instituições públicas etc vão resguardar este dia que certamente já traz um ganho ao fazer com que pensemos: “por que é feriado?”

É feriado por conta de um tardio, mas inadiável reconhecimento das injustiças dirigidas ao povo negro e da sua gigantesca participação no erguimento deste país até hoje não reparada. Senhores comerciantes, respeitem e se respeitem! Inclusive em tempos de debate sobre superar a escala de trabalho “6x1” é um escárnio com a classe trabalhadora.

Nem um passo atrás! Nem um tostão nosso! BOICOTE a hipocrisia racial. Já é possível antecipar a leitura de notas frias e sem graça, “copiou-colou”, afirmando que “não toleram nenhum tipo de discriminação”, “tratam a todos igualmente”, “são solidários” etc etc. No lugar de palavras vazias, ações concretas. Respeitem-nos. E se respeitem.

Ou acesse https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR145004